quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Aeromoça? É Hospedeira






Usando de uma tolerância que até agora desconhecia ter, direi que Scolari não me desperta simpatia. Carregando o discurso, é bizarro como um brasileiro carrega consigo, no discurso, uma espécie de neo-Estado Novo. Há futebol, não há Fátima mas há a Sta. do Caravaggio, não há Fado mas em tempos houve Roberto Leal. E trocando triângulos de meio-campo por triologias de propaganda, já vimos e ouvimos que há Deus, há exacerbadamente a Pátria em 11 patrícios e a opinião publicada fechou o círculo assinalando o nascimento da Família, a "Família Scolari". A nuance para os tempos da outra senhora são que deixamos o "orgulhosamente sós" e recuperamos o glorioso mas mesmo assim obscurantista desígnio do V Império. Trocamos caravelas por bandeiras ás janelas. Um qualquer estrangeiro que passasse por um bairro social português, bafiento e de cor cinza mas repleto das ditas bandeirinhas, pensaria estar num país em...guerra civil. Mas não. Estávamos todos a pedir primeiro a Europa dois anos mais tarde o Mundo. Pobres, sim mas que raio...deixem-nos sonhar.Faltava cumprir Portugal. E hai dos poucos que ousassem pensar diferente! Jornalistas, "paineleiros", presidentes ou "goleiros"! Para estes um novo "Tarrafal" mediático e o epípeto de traidor á pátria ou espanhol ou ... sabe-se lá.
E sempre que Scolari se nos apresentava (no seu estilo meio Senhorzinho Malta meio Gene Hackman em versão Tenembaum) lá a orde se dirigia a Felipão, Sargentão ou outro qualquer ão como Sr. Scolari. Triste sina a de Mourinho que nem sendo o melhor do mundo consegue que lhe chamem Sr. Mourinho. E por detrás de toda uma subserviência falsa e interesseira crescia uma ânsia de desgraça. Que parece chegar agora.

Há coelhos a sair da toca. Ratos a abandorem navios. Scolari, sabe-se, gosta do nosso peixe (e da nossa "massa"), gosta do sol, da vida na Linha, das escolas para os seus filhos mas só agora vai conhecer Portugal.

1 comentário:

Carriço disse...

Por acaso, se há coisa em que pensei, foi na hipótese de este episódio ter sido protagonizado por Mourinho. Os defensores seriam mais firmes, mas os dedos acusadores, esses, aposto que seriam cruéis, arrastando os já gastos "arrogante" e "vaidoso" para um papel principal, nas acusações.

Abraço