segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Porto Sentido

Não me lembro se num Verão, se num Inverno ou em quantas Primaveras mas lembro-me. Eram imagens meio desfocadas quase e com grão a mais. Azuladas com o símbolo da RAI em fundo, com o som de sirenes como banda sonora. Prendiam-se homens aos sete, aos oito, aos trinta de cada vez. Eram da Máfia. E era uma terra sinistra aquela Sicília. Não sei se num Verão, num Inverno ou numa qualquer Primavera lembro-me de um juíz ter também tombado. Este, de vez. Era Falcone, de nome. Seria mártir, de epíteto.
Nos últimos dias lembrei-me dessas imagens. Sugestionado por outras imagens, as que vão chegando da minha cidade.
Mas são imagens da minha cidade, não são a minha cidade. Nem sequer são o meu clube. Muito menos os portuenses. São uma mal bem maior.
Um mal que grassa, que medrou de mais. Um mal que "gunizou" a cidade. Um mal que a armou, muitas vezes até aos dentes, muitas vezes dentes de ouro. Um mal que lhe colocou um boné de lado na cabeça. Muitos músculos bem espalhados e um brinco dourado em forma de cruz. E, o mais grave, um mal que nos trocou os valores. Não é o domínio da noite, o tráfico, as claques ou o milagre da multiplicação das shotguns. É quem usa a gun sem qualquer desculpa. Nem que fosse um shot a mais.
Mata-se por escalada. Por vendetta. Por poder. Por muito pouco.
Este blog quer-se sobre futebol. Este post serve para me lembrar que há mais coisas no Porto para além do futebol. Coisas muito boas. E coisas que o magoam. Coisas que me magoam.
E é à cidade e só a ela que se pede que volte a cantar "à gente porque é nobre e leal".

2 comentários:

Carrot disse...

Já é hora de alguém fazer um comentário.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.